quarta-feira, 20 de abril de 2016

5 minutos a escangalhar! Revival! estratégias para lidar com pessoas tóxicas


Houve tempos em que todas as quartas-feiras escrevi a rubrica 5 minutos a escangalhar! para falar sobre motivação pessoal, criatividade, procrastinação. Nessa altura, trabalhar num escritório alimentava essa busca por ferramentas para lidar com o ambiente, com as pessoas, e para tentar evitar a morte da minha veia  criativa.


Não vou voltar a publicar esta rubrica todas as quartas-feiras, mas esta semana resolvi publicar um revival, para os mais entusiastas :)





Ser alguém optimista e empreendedor, diferente, encontrar pessoas que te criticam constantemente, que te dizem que não podes fazer coisas, que te fazem sentir mal contigo próprio, até mesmo que gritam contigo, faz parte do teu mundo?

Estas são as pessoas tóxicas.

Lidar com elas nunca é fácil, chega a ser tão difícil que vale a pena considerar algumas estratégias. Por vezes estas pessoas não vão simplesmente calar-se ou desaparecer, há que lidar com elas todos os dias, elas vão continuar ali.

Então vamos às esttratégias:

Compaixão
Mostrar sentimentos negativos e entrar numa luta apenas piora a situação, e piora o comportamento tóxico.

Experimenta voltar-te para dentro, tomar consciência dos teus próprios sentimentos, qual a sensação? Então sublima este sentimento, subjuga-o reforçando o teu amor próprio: deseja felicidade para ti, alegria e paz, respira fundo e sorri.

Conversa
Quando estás a sofrer não é fácil transmiti-lo a outras pessoas, mas se o fizeres, sentes-te automaticamente melhor. Então dá esse passo, partilha os teus sentimentos sinceros com alguém, a conexão vai ajudar-te a sentir bem-estar novamente.

Pratica empatia e compaixão pelo outro
Alguém que nos deixa frustrado desta forma pode ser candidato a ter a sua foto colada numa placa de dardo à qual atiras diariamente, no entanto, esta prática, em nada contribuirá para o teu bem-estar.
Então tenta praticar compaixão: do fundo do teu coração, deseja-lhe felicidade. Compreende que também essa pessoa passa por dificuldades, tal como tu, e é por isso que age desta forma. Deseja-lhe uma vida de felicidade e o fim do seu sofrimento.

Fala com a pessoa tóxica
Uma vez que começas a sentir mais compaixao pelo outro, fala, embora saibas que esta pessoa pode não sentir compaixao por ti, pode não ter uma atitude posittiva para contigo, então sê mehor pessoa.

Adapta-te, tendo comportamento que queres ver
Às vezes chateias-te com pessoas por se chatearem contigo, e não tarda estás a fazer o mesmo que elas. Ter uma má atitude porque alguém teve uma má atitude só eleva a situação para um nível de péssima aitutde infinita, que se auto-alimenta de má atitude.
Mostra compaixão, uma atitude positiva para com a outra pessoa e com a situação. Muitas vezes o efeito pode ser muito bom, embora não imediato.

Rodeia-te de amigos optimistas
Encontrar pessoas que se identificam com o teu modo de vida, criativos, empreendedores, entusiasmados com a vida, saudáveis, felizes; encontrá-los é fácil, no ginásio, nas aulas de Yoga, organizações e associações, online, e por aí, cola-te a eles! Cria e nutre as relaçoes que têm uma influência positiva na tua vida e sê uma influência positiva na deles. Esta atitude tem feito a diferença na minha vida.


Fecha a porta

É algo bastante difícil de fazer, mas quando membros da nossa família ou amigos não nos apoiam, são excessivamente críticos, constantemente negativos e zangados, e nada do que tentaste antes funciona, então tenta ver estas pessoas menos, conversa pouco, passa mais tempo com outros familiares ou amigos. Pode não ser fácil de fazer, mas há sempre estratégias: sair e dar uma corrida, um passeio na natureza, meditar, criar...Não deixes que os pensamentos sobre pessoas tóxicas sejam aquilo em que te focas todo o dia - coloca a tua mente em lugares pacificos, criativos e positivos.

Namasté!

Lê outros post da rubrica 5 minutos a escangalhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário