segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Yoga para crianças - Construindo o futuro desde as suas bases

O Yoga para crianças não existe. Foi esta a minha convicção até há pouco tempo...

E passo a explicar. O objectivo da prática de Yoga é atingir o Samadhi, um estado de expansão da consciência que só o Yoga proporciona.

Praticamos Yoga para atingir Moksha, grande e ultima libertação, cortar com as amarras da vida mundana e deixar de sentir identificação com tudo e nada que nos prenda à terra.

Ultimamente tenho vindo a estudar bastante sobre pedagogias alternativas e formas de ajudar as crianças a manter a criatividade que lhes é tão característica, sem castrar, sem modificar ou anular aquilo que é ser criança, para que a terra de amanhã seja habitada por seres mais felizes, mais realizados e ligados à terra que os alimenta, criativos e capazes de viver da sua própria criação, do seu talento e felicidade.

Criar uma nova geração assenta nas bases do seu crescimento, e um mundo novo, precisa de novas bases, de novas filosofias de educação.

E um dos primeiros pensamentos que tive foi querer fazer alguma coisa!

Foi aqui que eu abri uma nova porta: o yoga para as crianças como forma de manter a criança dentro delas por mais tempo, de as fazer nunca esquecer de rir sem parar, de gostar de cores, de contar estrelas, de imaginar seres mágicos e locais misteriosos, de fazer novas descobertas a cada minuto...

Para mim, fazer tudo como temos feito até aqui e esperar um resultado diferente seria completamente louco, e a partir do momento que descobri que criar uma nova realidade dependia de mostrar essa realidade às crianças, não há mais nada senão começar a fazê-lo!

Por isso agora, para mim, o yoga para crianças existe! Existe aqui neste mundo, e existe como uma esperança de criar para os adultos de amanhã a capacidade de acreditar que eles podem ser e fazer tudo o que quiserem!

Para que as crianças não parem de viajar no seu próprio mundo, ouvir a sua própria intuição, ser artistas! E que não deixem os seus sonhos definhar numa escola de cadeirinhas alinhadas onde só interessa lêr, escrever e fazer contas.



Aqui estão todos os horários disponíveis para praticar Yoga.

Sem comentários:

Enviar um comentário