domingo, 27 de outubro de 2013

Caril de Lentilhas

250g de lentilhas verdes ou de lentilhas mung
100g de ananás
1 dente de alho
azeite
Caril em pó q.b.
1/2 copo de iogurte natural +/- 100ml
30g de Côco ralado
Sultanas a gosto
Sal q.b (é dispensável)
Coentros frescos picados
Manteiga (de vaca)
noz moscada q.b.

Arroz branco para acompanhar

Picar o dente de alho e colocar ao lume no azeite durante um minuto. Juntar o pó de caril, as sultanas, o sal, acrescentar as lentilhas e 2 copos de água e o côco ralado, deixar ferver e ir juntando água quente conforme as lentilhas vão absorvendo.

As lentilhas demoram cerca de 25 minutos a cozer, caso queira acelerar este processo, basta demolhá-las por mais ou menos quatro horas, e depois fazer a receita normalmente, mas a água a juntar já será menos.

Quando as lentilhas estiverem quase cozidas tire do lume até parar de borbulhar, junte o iogurte e mexa bem, volte a colocar ao lume e continue a controlar a água.

Quando as lentilhas tiverem soltado bastantes cascas prove para verificar se estão cozidas, rectifique os temperos, e quando estiverem, retire do lume. Junte o ananás em cubos, misture, polvilhe com os coentros frescos picados, e tape por um minuto.

Para servir, coloque o arroz, com uma noz de manteiga e um pouco de noz moscada por cima, faça uma cova no meio do arroz e deite as lentilhas por cima do arroz com algum molho. Poderá polvilhar com mais coentros frescos.

Outra variante pode ser trocar o iogurte por leite de côco na mesma quantidade.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário