sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Yoga e criatividade - Liberta o artista dentro de ti!


Quase todos nós vivemos rotinas no nosso dia-a-dia, quase todos repetimos tarefas e acções há vários anos, sempre da mesma forma, quer no nosso trabalho, quer nos nossos tempos livres.

Fazer o mesmo durante muito tempo bloqueia a nossa criatividade e faz-nos pensar que ser criativo é uma capacidade secundária.

Com o tempo, todas as tarefas mecanizadas prejudicam também a nossa memória, e é possível que sintamos dificuldade em nos concentrar.

A rotina programa-nos para mais rotina, e com o tempo damos por nós a fazer coisas sem pensar no que fazemos, a rever o mesmo processo pela milésima vez, como se todo o nosso dia-a-dia fosse um déjà vu.

O processo criativo é difícil de explicar e, por vezes, difícil de atingir, mas é certo que não está perdido, e cada vez mais encontramos artistas, escritores, bailarinos, actores, cantores, poetas, pintores, publicitários e muitos outros criativos de profissão que procuram o Yoga pelas suas qualidades, e pela grande facilidade em ser criativo, que é típica dos praticantes de Yoga mais avançados.

É possível compreender este fenómeno de aumento da criatividade com a prática de Yoga se pensarmos que, para ser criativo tudo começa com uma mente sã, um bom despertar, boa gestão emocional e de stress, no entanto, não é apenas isto que o Yoga faz, é muito mais.

O Yoga permite-nos entrar conscientemente e em segurança, em sectores adormecidos do nosso subconsciente, onde se localizam memórias, interpretações de acontecimentos, ideias e sentimentos, distorções, e muitas outras coisas recalcadas. Com o tempo e desejo do próprio praticante, é possível lembrar coisas que já estavam há muito esquecidas, e os pensamentos Yoguis nem sempre estão alinhados com os paradigmas sociais, o que faz com que se libertem novas ideias e até comportamentos.


Aproveite e disfrute destas vivências na sua prática regular, e, se desejar saber mais sobre Yoga e criatividade, veja os detalhes do Workshop de Yoga e Criatividade!

Namastê!

Sem comentários:

Enviar um comentário