quarta-feira, 6 de março de 2013

5 minutos a escangalhar! Duas estratégias anti procrastinação - Mata o bicho antes que o bicho te mate a ti

Toda a gente adia, e isto de procrastinar não é simples, tem muito que se lhe diga!...

Os peritos defendem que procrastinar é quase como ter parasitas intestinais, é uma coisa que não és tu, mas que vive dentro de ti.

Esse parasita, como todos os parasitas, gosta de ser recompensado imediatamente, e por isso vai procurando satisfazer-se com migalhas. Um bocadinho aqui, um bocadinho ali...e enquanto vai havendo uma goluseima ele nem coloca a hipótese de se satisfazer à grande, porque isso também já implica um grande esforço, andar muito, e sem ver a recompensa garantida.

Este parasita vai-te consumindo. Tu sabes que podias estar ali, mas ainda estás aqui. Meio afectadinho da cabeça, meio distraído, a ver os acontecimento a passar, e a comer as migalhas.

Ninguém gosta de parasitas! Então como pô-lo a mexer? Bem, agora podia ser o momento em que eu te recomendava uma receita qualquer que te deixava agarrado à sanita quinze dias, mas eu por acaso estou bem disposta...

Este parasita pode ser usado a teu favor...como? Dá-lhe mais migalhas!
Suponhamos, por exemplo queres pintar um mural! O teu tio já te disse que pode ser na parede da oficina dele. Já passou um ano e tu nem começaste. Já tiveste mil ideias, mas nenhuma merecia um mural na parede dos fundos da oficina do teu tio! Tudo isto são desculpas que arranjas para ti próprio.

Então deixa-te de desculpas e passa à acção:

1) Divide a tua tarefa em várias partes que começam e terminam rápido,
2) E recompensa-te no final de cada uma!


Propõe-te a pintar esse mural em 30 dias, uma hora por dia. Faz o projecto, põe a ideia no papel, faz o esboço, lista de materiais, planeia tudo.

Depois divide por etapas de pouco tempo cada uma.


Começa e não prolongues cada etapa por mais tempo do que deveria, cria limites de tempo, se for preciso usa um cronómetro. E no final...recompensa-te! Vê uma série ou filme de que gostas, come uma guloseima, sai de casa para um passeio, whatever! O que te apetecer e te der prazer.

No final, recompensa-te mesmo à grande e sobretudo vê o que já fizeste e felicita-te, não fiques à espera ;)

Com o tempo vai ver que adiar um pouco a recompensa traz uma satisfação muito maior do que andar toda uma vida a tentar a recompensa sem passar pelo esforço.


Se podes idealizar uma vida em grande não a desperdices a apanhar as migalhas.

2 comentários:

  1. Isto tudo é muito bonito mas parasita que se prese compra já tudo feito ou tem algo ou alguêm que faça as coisas por ele ;)
    Infelizmente o que há mais é parasitas sem vontade de fazer o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente, parasita que se preze é difícil de aniquilar! Mas ao menos o parasita que vive dentro de nós e nos faz andar a patinar de vez em quando, ao menos esse, podemos tentar dar-lhe a volta, dar-lhe um docinho para o convencer de que trabalhar é bom, negociar com ele...enfim.

    E posso-te dizer que mesmo vivendo dentro de mim, só porque eu deixo, o gajo é tramado de levar!

    ResponderEliminar