quarta-feira, 27 de março de 2013

5 minutos a escangalhar! A rubrica anti procrastinação da semana - És um leão

Existe uma parábola contada por um monge Hinduísta, sobre um Leão criado por ovelhas.
 ”Um filho leão ficou perdido e esfomeado, foi encontrado por uma ovelha que não tinha filhos, e comovida mas ao mesmo tempo emocionada, ela levou o leãozinho alimentou-o e cuidou dele, como se de um filho se tratasse.
Com o tempo o leão começou a alimentar-se de erva e a portar-se como ovelha até se tornar um Leão grande e forte. O Leãozinho, brincava com as outras ovelhas jovens, sendo muitas vezes alvo da troça delas, por ser muito diferente.
Sempre que o Leãozinho era alvo de troça, ia ter com a sua “mãe ovelha” e desabafava com ela, e ela dizia-lhe que apesar de ele ser diferente, tinha muitas características em que ele era diferente, mas que isso não fazia dele um ser inferior, e que tinha muitas outras qualidades superiores às outras jovens ovelhas.
Certo dia, um outro leão aproximou-se das ovelhas tentando caçar algumas. Alarmadas elas correram para se abrigar, o mesmo faz o leão que estava com elas. Não acreditando no que via, o Leão caçador aproximou-se e disse:
-“Por que foges tu de mim e te juntas às ovelhas, sendo um leão?”
- “Eu não sou leão, sou ovelha e por favor, não nos faças mal”, respondeu ele.
 - “O Quê? Tu uma ovelha? Estás enganado, tu és um leão. Um caçador igual a mim”.
- “Não, sou uma ovelha. Sempre vivi assim”.
- “Não aguento mais, tu és um leão, o rei dos animais, portanto, porta-te como tal”. De seguida levou-o para uma margem do rio, próximo de onde estavam. – “Olha a tua imagem tu és um leão igual a mim”. A tremer, o leão viu a semelhança entre ambos e isto deixou-o confuso. Não sabia quem era. E vendo as ovelhas correu e foi juntar-se a elas.
Enquanto brincavam, um lobo aproximou- se das ovelhas, encurralando-as, quase todas conseguiram fugir, mas houve uma que ficou mesmo encurralada junto às rochas: a “Mãe do Leãozinho”, desesperada a ovelha berregava sem parar, até que os seus gritos chegaram aos ouvidos do leão medroso.
Este ao ver à distância o perigo eminente da sua “mãe” , transformou-se e ganhou forças,  soltou um rugido de leão apavorante,  que ecoou por toda a savana. Assustado e sem saber do que se tratava, o lobo fugiu a correr, e a “mãe ovelha”, ficou a salvo”
O leão finalmente assumiu a sua verdadeira identidade. Viveu  por algum tempo como ovelha, mas seu coração era de leão, e isso fez ressurgir a sua verdadeira natureza. “
Fonte: neurocrescimento.wordpress.com


És Leão ou ovelha?

Viver em rebanho não tem problema. Mas nunca te esqueças de quem és. E ruge, porque és Leão!



Todas as semanas há uma rubrica 5 minutos a escangalhar! que podes lêr, o nosso momento anti procrastinação.

Sem comentários:

Enviar um comentário