domingo, 3 de fevereiro de 2013

Sophie Calle - Livros de Artista - Uma vida de histórias e de fotos

Sophie Calle

Sophie Calle é digamos que assim uma daquelas personagens que eu não sei se é uma sorte ou um azar conhecer pessoalmente! Fascina-me estranhamente e já passei várias horas divertidas a descobrir mais sobre esta artista e os seus livros.

Uma das formas mais fáceis de tomar conhecimento do seu trabalho é ver os seus livros: Double Game, M'as tu vue, Exquisite pain, Appointment, En finir, Prenez soin de vous. São livros de artista, não propriamente literários, mas sim como sendo o livro a própria obra de arte em si.

Sophie, não sendo fotógrafa, explora a fotografia como um meio de expressão e usa-a em quase todos os seus trabalhos. Nesta palestra sobre fotografia, ela explica isto tudo muito bem:



Tudo o que ela faz é marcante, chocante e curioso, explora a fragilidade humana, os relaccionamentos, a privacidade e evolve a nossa curiosidade numa exploração do mais íntimo do ser humano.

Este vídeoclip dos R.E.M. da música Walk it Back, assinado por Sophie Calle que gentilmente lhe pediram que fizesse, poderia até ser filmado com o telemóvel, ao que ela acedeu fazendo uma montagem dos vídeos mais recentes que tinha no telemóvel. Esta é uma das obras mais recentes e um bom início para dar a reconhecer a irreverência da artista.




Deixo uma entrevista em áudio com a Sophie Calle muito interessante! Uma entrevista em texto onde ela fala do impacto que gosta de ter, e da sua predilecção por trabalhar com regras estritas.
Uma entrevista pelo The Guardian com Sophie Calle.
E o podcast de arte moderna com Sophie.

Esta palestra sobre a história de vida de Sophie Calle e manifestação artística, onde fala de quase todos os seus trabalhos.

Para lêr uma revisão muito completa em português sobre a Sophie Calle, deixo um artigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário