segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Revisão trimestral de objectivos e o sistema Magic Hundred de Dax Moy

Falei há uns dias da revisão anual, e deixei para outro dia falar da revisão trimestral. No meu caso não são exactamente 3 meses e sim cem dias, porque percebi que para mim é o número certo. Rever o que realizaste e definir objectivos não é ser um maníaco controlador, é fazer o design de estilo de vida, e se és criativo não significa que seja bom perder-te no emaranhado de ideias com que vives diariamente, com linhas-guia é possível fazer e realizar mais, e encontrar mais motivação na tua forma de vida.

Sou, há muitos anos, utilizadora do sistema e fã do livro The Magic Hundred, do Dax Moy que mostra o sistema que ele utiliza para definir 100 objectivos e realizá-los em 100 dias. Quando se ouve isto, pensa-se em algo extraordinariamente impossível de executar, mas não da forma que ele propõe, pois nem todos os objectivos têm que ser gigantes, nem todos têm de fazer-te tremer os joelhos, apenas alguns!

100 dias é um excelente intervalo de tempo porque não é suficiente para mudar muito de ideias e de interesses, nem deixa tempo para procrastinar. Se decides por exemplo escrever um livro, e tens um ano pela frente, dás por ti a desperdiçar o tempo. Se tens 100 dias então o melhor é começar já. Isto tem tudo a ver com educar o nosso cérebro para iniciar o projecto e para agir, e quanto mais curto é o tempo maior é a força motriz que te leva a iniciar, e consequentemente, realizar um objectivo.

Eu uso os últimos dez dias de cada cem para calmamente começar a definir os próximos objectivos, para assim manter o ciclo.

Então como chegar a uma lista tão grande de objectivos? Bem tudo conta, desde pequenas alterações que queres fazer na tua alimentação, exercício físico, saúde, hábitos de leitura, arrumar aquela divisão da tua casa de uma vez por todas, subir o Kilimanjaro, escrever um romance e pintar como picasso, tudo pode ser um objectivo, tens apenas de sistematizar a tua lista.

Eu começo por listar os vários domínios da minha vida, e escrever uma lista dos objectivos que tenho para cada um:

1) saúde - todos os hábitos que quero ganhar e perder, alimentação, exercício físico, saúde mental, foco, memória, raciocínio e concentração, tudo o que desejo melhorar nos próximos 100 dias. Eu cultivo a minha própria horta urbana na minha varanda e incluo no domínio saúde, mas também como educação, em vertentes diferentes.

2) família - tempo de qualidade que passo com as pessoas com quem me relacciono, qualidade das minhas relacções e amizades, satisfação que encontro nas mesmas, comunicação com os outros, assertividade, há sempre algo que se pode melhorar.

3) carreira - carreira não é ordenado ao fim do mês, carreira nem sequer significa emprego. Carreira é a minha realização profissional, é gostar do que faço, ver reconhecido o meu trabalho e fazê-lo com um sorriso a maior parte do tempo. Nesta área, eu gosto de estabelecer objectivos para a minha profissão mas como tenho uma carreira mais rica e variada, incuindo artista e professora de Yoga, penso em todo o meu trabalho globalmente para definir os meus objectivos.

4) finanças - aqui eu olho para todos os meus restantes objectivos e faço alguns orçamentos para os concretizar, se por exemplo tens um objectivo de viajar, convém incluir isso nos teus objectivos financeiros, então este tema serve essencialmente para fazer as contas, ver quanto precisas/queres, e tudo o que podes fazer para lá chegar. Mas acredita que podes lá chegar!

5) aventura - Sim, porque aventura é importante. Aventura é o que te faz saltar da cama assim que o despertador toca, e é importante manter aceso esse entusiasmo. Aventura pode significar muitas coisas diferentes para cada pessoa. Falar em público, dizer que sim a um projecto de voluntariado noutro país ou noutra realidade diferente, fazer alpinismo, BTT, ou outra actividade de risco qualquer, enfim, aventura é o que coloca excitação, entusiasmo e um medo nervosinho no teu peito, e só tu podes definir o que é para ti.

6) educação - Aprender é uma actividade constante na vida, e é o keep rolling necessário para manter a mente e o corpo jovens, cheios de agilidade e capacidades. Aprender uma nova actividade física, uma nova língua, um novo talento. Com esta actividade podes também complementar os teus talentos, por exemplo, se és ilustrador podes querer adquirir mais conhecimentos de tratamento digital de imagens, ou se és freelancer podes querer aprender mais sobre gestão, fiscalidade, etc, tudo é possível.

7) Karma Yoga - Este domínio é muito particular na minha vida, e engloba tudo o que eu posso fazer para criar ou ajudar algo de bom a acontecer. Voluntariado, ajudar alguém, integrar-me num projecto que vai trazer algo de bom, deixar todos os dias uma marca positiva na vida de alguém.

Depois de escrever todos os meus objectivos para cada uma destas áreas, compilo, e normalmente são mais do que 100. Então vou retirando alguns, ou porque são menos importantes, ou porque podem ser incorporados noutro objectivo qualquer. E às vezes faço uma mini-lista chamada 100 dias seguintes onde anoto algumas coisas que não posso ou não quero fazer já, mas quero ter em mente no futuro.

Faço uma lista em papel, com os meus 100 objectivos, dobro esse papel, faço alguma cópias para afixar em frente ao pc, pôr dentro da minha agenda e a original fica cmigo, no bolso e na mala. Olho para ela todos os dias, escolho algo que posso fazer cada dia para me aproximar de um objectivo, e normalmente esta lista vai ficando cada vez mais pequena.

Nunca consegui realizar os meus 100 objectivos em 100 dias, mas realizo a maioria, e isso já é satisfação suficiente para continuar :)

Quando tens todos os teus objectivos frescos na tua mente, tornas-te mais atento, e durante o dia vês mais possibilidades de conseguir o que procuras. É aqui que está a magia disto, e a forma como se manifesta é bastante espectacular!

Para finalizar deixo um vídeo do próprio Dax Moy sobre atingir objectivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário