quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

5 minutos a escangalhar! Rubrica semanal anti-procrastinação - Como ter as merdas todas feitas e ter finalmente tempo livre em 7 passos

Tempo hoje em dia é um assunto tabu, muita gente não tem suficiente, muita gente tem demasiado. Infelizmente não é recurso que se possa doar ou ceder facilmente, e quem o tem quere-o todo só para si.

Eu não sou excepção, já faço o triplo do que fazia há 3 anos com o meu tempo, no entanto, se arranjasse mais, fazia mais coisas, porque há sempre mais para fazer.

Então cá estão os 7 passos que podem optimizar o teu tempo, para poderes fazer mais e no fim ter mais tempo para ti.

1) Vai direitinho ao trabalho!
Ganda seca! E um videozinho do coiso? E uma ida ao site branco e azul?
Deixa-te de tretas e vai MESMO direitinho ao trabalho. Nada de ver o mail, redes sociais, chamadas não atendidas, NADA!
Primeiro há Trabalho para fazer.
Depois, vais ter tempo verdadeiramente livre, para tudo o que te apetecer, com o processador vazio, e no teu tempo livre usa-o como tal, sem pensar em trabalho, sem te preocupares com o que já passou ou com o que há-de vir, é o teu tempo, não é o passado nem o futuro.

2) Começar é um bom princípio. E por onde começo? Pelo princípio!
Quanto mais importante é uma tarefa, quanto mais difícil é, mais custa começar. Começar é um hábito que custa a pegar, e é frequente vêr as pessoas deixar o mais importante para depois.
Habitua-te a começar, nem que seja 5 minutos antes de teres que sair, porque depois de estar começado, a qualquer hora terminas.

Fixa-te apenas na intenção de começar, em vez de na de terminar. Quando a acção já encontrou o movimento tudo acontece sem dificuldade.


3)Sistemas, sistemas, sistemas $-|
Trabalhei num escritório onde o tempo que se gastava a ver onde se gastava o tempo ultrapassava todo o tempo gasto a trabalhar. Sempre que alguém cria um sistema, se puderes, desconfia! Neste âmbito sou apologista do minimalismo, mas depois de já ter queimado comida no forno enquanto escrevia posts aqui, optei por adoptar um alarme online para essas ocasiões.

Para gestão pessoal as ferramentas mais necessárias são um relógio, um despertador, uma agenda e uma To Do List. Procura o que necessitas para te complementar e não percas tempo com invenções, os sistemas servem para poupar tempo. Hoje em dia já encontras todas estas ferramentas online e com interface móvel.

4) Compromete-te, mesmo!
Marca datas, diz a toda a gente. Nomeia pessoas para te pedir trabalho feito ou em progresso em determinadas datas, ou nomeia-te a ti, mas seriamente!

Quando iniciei esta rubrica 5 minutos a escangalhar! poderia ter decidido fazê-la quando me apetecesse. Mas decidi comprometer-me anunciando que cá estaria todas as semanas à Quarta. Isto faz com que eu me discipline, porque as pessoas vêm ver, e isso faz-me sentir comprometida.

Quando queres ter trabalho feito é mesmo importante estar comprometido.


5) Define e planeia claramente o que tem de ser feito.
Definição é tudo! É saber o que tens de fazer, para quê, porquê, para quando?

Se a tua tarefa for indefinida, como por exemplo carregar num botão, tipo série Lost, o que acontece? Deixas de fazer até acontecer qualquer coisa. Implosão. Acontece com toda a gente.

Planeia, define, esquematiza, esclarece tudo o que precisas para teres as tarefas bem definidas e pede o mesmo a que trabalha contigo. Depois começa.


6) Isola-te!
O homem é um animal social e bla bla...Bem, quando é preciso trabalhar até isso serve como desculpa!
Cria um espaço de trabalho, pede para não ser incomodado, desliga-te das pessoas virtuais, e experimenta mudar de ambiente de vez em quando, ir para um jardim ou café trabalhar, por exemplo.

Se és um freak das limpezas e das arrumações arranja um local de trabalho fora de casa, para bem da tua saúde mental e do teu trabalho. Se és o contrário, acaba com a tralha.

7) Importa-te!
Se na verdade não te importas nem queres saber vai ser complicado trabalhar. Toda a gente tem as suas razões e motivos para fazer o que faz, pensa nos teus e arranja maneira de os teres sempre à frente dos olhos, para relembrar. Pensa na vida que queres criar para ti, e na importância do que fazes para que isso aconteça, no impacto que fazer um bom trabalho pode ter na tua vida, não apenas profissional mas a todos os níveis.

Às vezes a vida é como navegar em alto mar, vês tanta água que a certa altura te esqueces qual o teu destino. Mantém o mapa bem à vista.


Lê todas as rubricas anti procrastinação 5 minutos a escangalhar! Sempre à quarta!

Sem comentários:

Enviar um comentário