sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Encadernação - Fazer o teu próprio caderno para desenhar

Já há uns anos que faço cadernos para desenhar, com os papéis que gosto e misturas de vários papéis. Faço porque gosto, e tendo em conta a qualidade do papel muitas vezes sai mais barato fazer a encadernação.

Não é difícil mas das primeiras vezes utilizei papel Kraft para não desperdiçar um bom papel se corresse mal. Papel de cenário também é uma boa opção, tanto um como outro podem comprar-se em papelarias e são baratinhos.

O rolo de papel que comprei no Ikea e que estou a utilizar no desafio 30 metros de figura também é um papel bom para desenho e esboços. Tudo isto partindo do princípio de que são esboços, não é preciso um papel topo de gama.

O Fabriano Accademia também em rolo não é muito dispendioso, e para quem procura algo melhorzinho serve o propósito; é o único papel branco, de todos os que falei aqui, os restantes têm tom.

Para quem gosta de um caderno muito alinhadinho, sugiro utilizar papel já com o corte feito, A3  ou A4, conforme o tamanho que pretendes. Eu semi-corto o papel e faço as dobras. Depois de encadernar, e conforme vou utilizando o caderno, vou rasgando as dobras do papel, gosto do efeito que dá.

Fotografei uma encadernação aqui em casa, enquanto fazia, mas depois encontrei os vídeos abaixo, e penso que estão muito melhores.

O primeiro passo é encerar o fio para coser a encadernação, porque o fio enrola-se mais se não estiver encerado, embora  possa ser usado na mesma; eu nunca encerei, estou sempre com pressa!



Há um vídeo de encadernação para um caderno estilo moleskine:

1) encadernação de bloco de papel





2) Capa para caderno estilo moleskine



E a minha preferida - encadernação com ponto de cadeia (coptic stitch)





E finalmente, como aplicar o elástico para fechar, até mesmo num caderno qualquer que compraste numa loja.





Algum problema, eu dou uma ajuda, basta comentar este post!

9 comentários:

  1. Bom... eu entendi, o problema é esse ponto!Não consigo acompanhar a mulher.Fora isso, achei muito lindo, vou tentar novamente, vamos ver no que vai dar!

    ResponderEliminar
  2. Este vídeo explica o ponto com mais detalhe: http://youtu.be/ue52htX3j0k

    ResponderEliminar
  3. Gostava de saber que tipo de linha usa.

    ResponderEliminar
  4. Olá Cristina!
    Gostava de saber que tipo de papel e que tipo de linha usa para os cadernos.
    Obrigada Maria Dias

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria Dias,

    Eu uso vários tipos de papel conforme a utilização que vou dar ao caderno. Uso papel de esboço, de aguarela, papel normal de impressora, papel de esquisso, às vezes misturo vários. É uma questão de experimentar o papel e ver qual gostas mais e a utilização que lhe vais dar.

    Quanto à linha, eu gosto de usar linha de crochet, mas há quem use linha de bordar ou linha de costura normal. convém ser um fio resistente e não demasiado grosso.

    Boas encadernações!

    ResponderEliminar
  6. Que material utiliza para fazer a capa?
    Parece um tipo de tecido, nao consigo achar... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jacó,

      O material utilizado para a capa é cartão. Podes usar tambám cartolina ou um papel mais resistente, mas convém que tenha rigidez, para poderes sair à rua e desenhar usando a capa como superfície.

      espero ter ajudado :)

      Eliminar
  7. oi adorei , e tentei fazer, mas nao deu muito certo. usei linha encerada e achei ela mt rigida, acho q isso me atrapalhou um pouco. e usei uma agulha de tapeçaria sem ponta. me ajude, qual o tipo de agulha e de linha vc usa? e a linha vc usa ela com duas voltas? pois eu usei so uma, como disse achei a linha encerada mt rigida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jessica! Experimenta com uma linha não encerada! Ultimamente deixei de encerar a linha e gosto muito mais!
      Uso uma agula de costurar à mão e linha de crochet tamanho 12, mas qualquer linha de algodão funciona! Costumo usar linha com duas voltas, por ser mais resistente.

      Ajudou?

      Obrigada pelo teu comentário!!!

      Um abraço
      Cris

      Eliminar