segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Blue monday - o dia mais deprimente do ano - Como tomar boas resoluções de ano novo que consegues manter

Depois de almoço uma colega minha de trabalho enviou-nos este artigo da BBC que falava sobre a terceira segunda feira de Janeiro ser o dia mais triste do ano.

Ainda bem que já está mesmo a acabar!

É certo que muita gente gastou dinheiro a mais no Natal e na passagem de ano, muitos de nós já quebrámos as resoluções de ano novo, e ano novo vida nova parecer ser cada vez mais uma coisa da minha imaginação! Voltámos ao trabalho, fez frio e choveu no fim-de-semana, fez uma grande tempestade e na segunda acordas como se o fim de semana tivesse passado por ti sem dares por ele.

Antes de te adjectivares de formas menos boas tipo preguiçoso, fraco, sem força de vontade, desmotivado ou desistente, pensa em todas as resoluções de ano novo que tinhas feito e vamos analisá-las, para criar um plano e cumprir todas as tuas resoluções de ano novo!

Começa por escrever as tuas resoluções de ano novo numa folha de papel. Numera-as.
Um ano pode parecer muito tempo, mas já viveste alguns, demoraram assim tanto a passar? Deram para fazer assim tanta coisa? Pondera se vais acrescentar ou retirar alguma coisa. 6 a 10 seria um bom número, mas tudo depende do tipo de resoluções que fizeste, sê realista.
Se forem muitas define algumas como posteriores, ou seja, para pôr em prática depois de tudo o resto já estar feito, se ainda der tempo.

Agora, para cada uma escreve o que necessitas para concretizar, por exemplo, dinheiro, determinados materiais, tempo livre, motivação, uma força gigante, etc... E depois escreve o que vais ganhar com essa realização. Escreve o que necessitas fazer para colocar em prática, o plano, o tempo que vai demorar e também uma recompensa que vais dar a ti própri@.

Um exemplo:

Deixar de fumar - uma força de vontade gigante e uns comprimidos calmantes de valeriana - vou ganhar saúde e fôlego para correr todas as manhãs - vou começar a fumar só três cigarros por dia e vou conversar com o meu médico para me aconselhar sobre a forma mais efectiva de parar de fumar, sempre que me apetecer fumar vou telefonar para alguém e falar sobre isso - quero parar totalmente no fim de Março e em Agosto, se tiver mesmo conseguido parar de vez vou de férias a Bali.

Feito isto para todas as tuas resoluções para 2013 guarda bem essa folhinha de papel, num sítio onde a vejas muitas vezes, na contracapa do teu diário gráfico por exemplo. Tira cinco minutos todas as manhãs para a lêr e pensar no que farás nesse dia para te aproximar do resultado, visualiza-te a conseguir, se criares essas imagens mentais será mais fácil ir na direcção certa.

Não faças resoluções de ano novo que não acrescentam felicidade à tua existência, afinal nós viemos ao mundo é para ser felizes ;)

Espero que lá para Julho já tenhas conseguido riscar metade da tua lista, é sinal de que vais no bom caminho!

Sem comentários:

Enviar um comentário