quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

5 Minutos a Escangalhar! - Dica anti-procrastinação da semana: não tenho tempo!

Desde há muitos anos que sonho fazer crescer o dia, e ter em vez de 24h, 36 ou 48. Mas sempre cheguei à conclusão que se por artes mágicas isso acontecesse, talvez me desse para procrastinar ainda mais, porque ia achar que tinha sempre tempo!...

Mas na verdade o meu dia sempre foi maior do que o de muitas pessoas. Até aos 18 anos estudei, fiz desporto federada, estudei música no Conservatório e trabalhei num bar.


Actualmente trabalho a full-time, dou aulas de Yoga ao fim do dia e mantenho a minha própria prática diária, estou a fazer uma formação ao fim-de-semana, desenho todos os dias, nem que seja um rabisco enquanto estou ao telefone, mantenho este blog e criei o Desafio 30 metros de desenho de figura, que me vai levar, espero eu, para um próximo nível das minhas capacidades.

E como se faz tudo isto? Bem, acordar às seis da manhã ajuda. Mas só isso não chega!

Com o tempo fui desenvolvendo uma estratégia de aproveitamento dos hábitos que já tenho, para introduzir outras tarefas. Por exemplo, em vez de conduzir até ao trabalho, acordo mais cedo e vou de transportes, isto faz com que eu faça a viagem totalmente disponível para alguma actividade.

Mais ou menos 1h30 por dia no total para desenhar, lêr livros sobre gestão, internet, arte, escrever algum post deste blog, fazer telefonemas...Também evito duas ou três multas assim....


O Tony Robbins chama a isto N.E.T. time - No Extra Time, e pode ser posto em prática acoplando actividades compatíveis. Declamar poesia ou hip hop na tua corrida matinal, começar a fazer exercício quando vais sair com o teu cão, desenhar no café com amigos, lêr na tua hora de almoço ou jantar, organizar dates criativos com a tua cara metade em que estão juntos mas cada um a trabalhar na sua actividade criativa, não tem fim, é só pensar nisso e pôr em prática.

Preceito regulador: ninguém gosta de conviver 24/7 com um productivity freak! Tira tempo improdutivo. Olha as pessoas nos olhos, conversa sobre assuntos que não têm nada a ver, vê filmes, faz coisas que não servem para nada também, nem tudo na vida é escangalhar!


Lê todas as rubricas anti procrastinação 5 minutos a escangalhar! Sempre à quarta!

Sem comentários:

Enviar um comentário