quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

5 Minutos a Escangalhar! - a nova rubrica anti-procrastinação

Há uns anos, no meu armário do trabalho havia uma fotografia de um lunático com um martelo a escangalhar coisas e dizia: enlouquece cinco minutos por dia, faz tudo à bruta, resolve tudo o que tens andado a adiar, vai para casa!

Esta já não era a primeira vez que eu sonhava com cinco minutos mágicos, já tentei arranjar métodos para fazer quase de tudo em cinco minutos, e sei que não fui a única, Orlando Fonseca também tentou! Algumas ideias correram bem, outras correram muito mal!...

5 Minutos a Escangalhar é a nova rubrica anti-procrastinação para artistas independentes, freelancers e todas as pessoas que procrastinam e procuram melhores resultados!

Vai ser simples, escrito em cinco minutos, rápido de lêr, apenas uma ideia simples a cada quarta-feira, para acabar com todos os problemas. Quase tão bom como o professor Mafug!

À quarta-feira porque à segunda estamos ainda meio dormentes, à terça estamos a recuperar e na quarta descobrimos que não vai dar para fazer tudo o que era preciso! Então antes que seja tarde demais, escangalhamos os nossos 5 minutos à quarta!

E começo com uma dica que implementei há poucos meses e tem resultado lindamente:

Acumulas papel? Em cima de um móvel, recibos da água, do fisco, do tribunal, do estacionamento, talões de multibanco, seguros, facturas do dentista e do supermercado e no meio uma roda-dentada e um canivete que já não vias há anos?

Aproxima-te desse móvel, olha-o fixamente, vai lá e atira tudo para o chão! De preferência onde precises de passar regularmente. Depois ajoelha-te, remexe todos os papéis, faz três pilhas: 1)por pagar, 2)arquivar, 3)lixo.

1) por pagar - coloca estas facturas em cima do teclado por ordem de urgência. Da próxima vez que te sentares ao computador, entra no site do banco e paga. Se não tens site do banco pousa em frente à porta de forma a que não consigas sair de casa sem as levar.


2)arquivar - arranja uma pasta qualquer (não isto não é uma desculpa para saíres agora e deixares tudo espalhado no chão, hás-de ter uma pasta qualquer, daquelas de cartão com elásticos, ou um saco de plástico, não interessa) nesse saco de plástico portanto, guardas o que é para arquivar e com uma caneta de acetato escreves bem grande FACTURAS 1984 (sim, as pessoas procrastinam! Só precisas de guardar até 7 anos para trás.). Se depois quiseres fazer a coisa em grande, compra uma caixa de arrumação onde caiba A4 e uns separadores e faz um arquivo caseiro.


3)lixo - por favor recicla! Mete no amarelo.

Repete esta acção uma vez por mês e vais manter-te livre do papel!


Lê todas as rubricas anti procrastinação 5 minutos a escangalhar! Sempre à quarta!
Lê todas as rubricas 5 minutos a escangalhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário