quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Tehching Hsieh - Out of Now - O Artista de Performances de um Ano

Ultimamente tive mais oportunidades de apreciar o trabalho de Tehching Hsieh e acho realmente fascinante!

As suas performances duram habitualmente um ano, e, na minha opinião pretendem tocar pontos muito sensíveis da condição humana. Explorar aquilo que nos retrai, que nos mete medo. Questionar os nossos paradigmas, por em causa se realmente nos faz falta aquilo que achamos que faz.

Tehching Hsieh - Out of Now
Para quem tiver oportunidade, o livro Out of Now, The lifeworks of Tehching Hsieh fala de todos os trabalhos performativos do artista e tem fotografias e documentação que comprova que realmente as performances aconteceram.

O trabalho de Tehching Hsieh é um marco na história da Arte contemporânea e um exemplo de amor, rigor, auto-superação, disciplina e auto-dedicação à sua arte a ideologia.

Entre 1978 e 1979, Tehching viveu numa cela, em que não teve contacto com o mundo exterior de forma alguma. Esta Jaula foi exposta no MOMA - Museum or Modern Art, marca da sua primeira performance, "Cage Piece".

As suas performances estão listadas no website oficial de Tehching (Sam) Hsieh e é possível observar o manifesto de cada uma, o poster, os testemunhos, documentação, imagens, etc.

Em Fevereiro de 2013 vai haver uma conversa com Tehching, no Phillips Museum, se alguém estiver por lá na altura pode reservar. Eepero que o evento seja gravado para poder ver mais tarde em vídeo!

Sem comentários:

Enviar um comentário