segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cadernos de Viagem - Documentário Carnets de Voyage

Assisti ao documentário da TV5 Monde sobre Cadernos de Viagem e achei muito interessante, pois temos várias perspectivas de utilização de um Caderno quer seja para desenhar, pintar, colagem, escrever sobre locais e experiências, colar ou prender pequenas lembranças e objectos, deixando no fundo um testemunho visual e escrito da nossa viagem, que um dia nos vai pemitir voltar àquela lembrança, àquele estado de espírito.

Muitos dos apologistas do Diário Gráfico defendem que estão muito mais no momento presente se estiverem a desenhar, do que se apenas estiverem ali, a olhar ou a tirar fotografias. Desenhar um momento ou uma experiência pode ser a experiência em si, e querer viver mais intensamente o momento presente pode ser uma motivação para iniciar um Diário Gráfico.

Eu vou mantendo essa prática habitualmente de ter um Diário Gráfico, mas com muita naturalidade, quando não apetece, não apetece. Mesmo assim, já lá vão vários anos e espero passar muitos mais. Cada vez que volto a olhar para um desenho meu feito no passado, lembro-me muito mais nitidamente daquele dia e daquele momento, pode até nem ter sido nada de especial, mas ter este registo abre um novo sector das minhas memórias e isso é algo que vale a pena experimentar.

Recomendo o documentário e espero que vos agrade tanto como me agradou a mim!


Sem comentários:

Enviar um comentário